Acompanhe
nosso trabalho

 

Desconforto, inchaço, irritação, cólicas, vontade de comer doces. O conjunto de sintomas compõe a clássica Tensão Pré-Menstrual, a TPM.
Todo mês, o período que antecede a menstruação pode causar alguns incômodos físicos e emocionais.

A presença de cistos nos ovários nem sempre é algo que “vai passar com o tempo” e pode ser ignorada. Principalmente no caso da síndrome dos ovários policísticos (SOP), distúrbio caracterizado por alterações hormonais formação de pequenos cistos nos ovários.

Todo profissional que cuida da saúde das mulheres necessita ter em mente que prevenir é sempre melhor que tratar. A vacinação de mulheres grávidas ou com planejamento de engravidar é aconselhável e confere imunidade a futura gestante e seu feto.

O temor de vacinar gestantes devido ao risco de anomalias fetais e abortos existe, no entanto, os efeitos de uma doença infecciosa muitas vezes suplantam os eventuais riscos da vacinação. Muito da experiência da utilização de vacinas em gestantes advém do uso inadvertido desses imunobiológicos nessas mulheres, como foi o caso recente da vacinação da rubéola em nosso país. 

Uma em cada quatro mulheres com doença inflamatória pélvica (DIP) acabam tendo sequelas a longo prazo. A infertilidade é uma delas – podendo afetar 30 a 40% das mulheres.
A inflamação pélvica não é só uma dor. Trata-se de uma infecção do trato genital feminino que pode incluir o endométrio, as trompas uterinas e os ovários. Apesar de estar associada às doenças sexualmente transmitidas (DST’s) do trato genital inferior, a DIP é o resultado de um processo polimicrobiano. Ou seja, vários micro-organismos podem estar envolvidos e o uso de preservativo representa uma importante barreira contra eles.

(51) 3339 3609 
(51) 3339 6494

Av. Ipiranga. 5311 Sala 201
CEP:90610-000
Porto Alegre /RS

Atendimento:
Das 9h às 12h e 
das 13h às 16h