Saúde da Mulher

O nascimento do terceiro filho da duquesa de Cambridge, Kate Middleton, que recebeu alta hospitalar sete horas depois do nascimento da criança no final de abril, provocou questionamentos sobre o tempo mínimo de hospitalização e se a melhor escolha é o parto normal ou a cesárea. A gravidez pode ter resultados diferentes de uma mulher para outra, e o parto dependerá muito de como a gestação evoluiu durante os nove meses. Quando a gestação é de baixo risco e o parto não tem intercorrências, não existe necessidade de uma longa permanência em ambiente hospitalar.

 

       Em 26 de abril, é celebrado o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial. Esta data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir a hipertensão arterial, um mal que atinge aproximadamente 25% da população brasileira, conforme dados do Ministério da Saúde.

 

Muitas vezes as pessoas confundem a menopausa com climatério, pois são dois termos que se referem à mesma fase da vida da mulher, mas servem para designar momentos diferentes desse processo. A menopausa é a última menstruação, que geralmente ocorre por volta dos 50 anos. Com a chegada da menopausa, a mulher já não pode mais engravidar de forma natural – é o fim de seu tempo reprodutivo.
Já o climatério é o conjunto de sintomas que surgem antes e depois da menopausa, causados, principalmente, pelas variações hormonais típicas desse período, e que podem ocasionar uma série de flutuações no ciclo menstrual. Nessa fase de transição, é comum que as menstruações fiquem mais espaçadas.

Página 1 de 3

Próximo Evento

Últimas Notícias

Boletins

Endereço

Av. Ipiranga. 5311 Sala 201

CEP: 90610-000

Porto Alegre /RS

Telefones

Clique no n° para ligar:

(51) 3339 3609

(51) 3339 6494

Atendimento

Das 9h às 12h e das 13h às 16h

© 2017 Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Rio Grande do Sul. Todos Direitos Reservados