Acompanhe
nosso trabalho

 

Os primórdios da nossa atividade associativa em ginecologia e obstetrícia estão marcados por uma reunião dos membros das cátedras de Ginecologia e de Obstetrícia da Faculdade de Medicina, a 20 de março de 1947, no auditório da Maternidade Mário Totta da Santa Casa.

Naquela manhã, foi fundado o Atheneu das Clínicas Obstétrico-Ginecológicas, e ocorreu a palestra do Prof. Martim Gomes, catedrático de Ginecologia, sobre “Novos Métodos de evitar o câncer depois da menopausa”. Os estatutos determinavam que eram membros do Ateneu os professores e os assistentes tanto efetivos como voluntários das duas clínicas, podendo participar ativamente os sexto-anistas e os internos efetivos. As sessões eram quinzenais, às 9 horas da manhã, nos dias 5 e 20 de cada mês ou no dia seguinte, quando não fosse útil algum daqueles dias. As reuniões do dia 5 constariam de uma conferência por um membro do Atheneu ou por um professor convidado, nacional ou estrangeiro; as do dia 20 seriam casos clínicos de aproveitamento didático. A diretoria do Atheneu teve como presidente Othon Freitas, 1º secretário Argemiro Dornelles e 2º secretário Coradino Lupi Duarte. Houveram 7 reuniões sendo a última em 6 de outubro de 1947.

Em 28 de maio de 1948, foi fundada a “Secção de Ginecologia e Obstetrícia” da Sociedade de Medicina de Porto Alegre, na sede do Sindicato Médico. Na diretoria seguinte, em 1949, sob a presidência de João Gomes da Silveira, foi fundada a Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Sul.

Marcos Históricos

A 19 de abril de 1950, é eleito novo presidente, Telmo de Aragão Cezimbra. A Sociedade se consolidava como ponto de reunião dos especialistas, fórum para apresentar problemas científicos e discutir casos clínicos, entidade apta a convidar autoridades médicas de outras cidades do país ou do exterior para desenvolver a ginecologia e a obstetrícia locais.

Em 19 de março de 1952, a Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Sul se filia à Associação Médica do Rio Grande do Sul, em convênio assinado pelo presidente da AMRIGS, Bruno Marsiaj, e o da Sociedade, Fradique Correa Gomes.

A 28 de agosto de 1953, ocorre a primeira sessão da Sociedade, dentro da sede da AMRIGS.

A 14 de maio da 1954, a Sociedade passa a se chamar Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da AMRIGS (DGO-AMRIGS), nome que manteria por 30 anos.

De 18 a 22 de outubro de 1955, o Rio Grande do Sul foi escolhido sede da 8ª Jornada Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, cujos trabalhos se desenvolveram em Porto Alegre. Foi um marco para o Estado, que sediou pela primeira vez um evento nacional da especialidade.

No ano de 1960 foi organizada a I jornada Sul-Rio-Grandense de Ginecologia e Obstetrícia.

Em 1974 foi redigido Regimento Interno do DGO-AMRIGS, criando a atual constituição da Diretoria. Foi introduzida também, a reunião-almoço semanal, que se mantém até o presente. E foi criado o logotipo que, originalmente, tinha as cores preta, branca e vermelha.

Em 1979, o DGO-AMRIGS e suas congêneres de Santa Catarina e do Paraná criam as Jornadas Sul-Brasileiras de Ginecologia e Obstetrícia, reunindo-se a primeira vez na cidade de Florianópolis, em 1982.

A 31 de outubro de 1986 a associação passou a ser chamada de Sociedade de Obstétrica e Ginecologia do Rio Grande do Sul– SOGIRGS.

- De 23 a 25 de julho de 1987 foram criadas as jornadas da SOGIRGS no interior, ocorrendo a Iª Jornada em Santa Cruz do Sul.

De 1º a 3 de julho de 1993 ocorreu a 1ª Jornada do Mercosul da SOGIRGS, realizada em Livramento. Este evento vem se repetindo todos os anos.

No ano de 1997, comemoraram-se os 50 anos de vida associativa na área da Ginecologia e Obstetrícia no Rio Grande do Sul.

 


 

 

2008

Em maio de 2008, a então Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Rio Grande do Sul comemora dos seus 60 anos em um grandioso Curso de Atualização Científica, encerrando com um maravilhoso Baile que contou com mais de 400 convidados.

 

 

 

No ano de 2013, A SOGIRGS edita um Livro histórico sobre a Sociedade.

 

(51) 3339 3609 
(51) 3339 6494

Av. Ipiranga. 5311 Sala 201
CEP:90610-000
Porto Alegre /RS

Atendimento:
Das 9h às 12h e 
das 13h às 16h