27/11 – Dia Nacional de Luta contra o Câncer de Mama

Compartilhe:

O Dia Nacional de Luta contra o Câncer de Mama é lembrado neste domingo (27/11). Entre as brasileiras, este é o tipo mais comum de câncer, depois do de pele não melanoma.

Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), 66.280 novos casos foram estimados para 2022. Isso representa risco de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. Já no âmbito global, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 2,3 milhões de mulheres receberam o diagnóstico da doença em 2020, com 685 mil mortes em todo o mundo.

Medidas que identifiquem sinais precoces do problema, viabilizando o diagnóstico quanto antes, representam a principal ferramenta para conter sua evolução, tendo em vista que a doença é multifatoriais (envolve aspectos genéticos, hormonais e relacionados ao estilo de vida).

O rastreamento é feito por meio de mamografia, que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), deve ser repetida anualmente a partir dos 40 anos de idade. Para mulheres com alto risco, o rastreio se inicia mais cedo.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Olá! Podemos ajudar?
Olá! Podemos ajudar?