ANS alerta: consultas, exames e cirurgias eletivas devem ser adiadas

Compartilhe:

Com a finalidade de liberar leitos para pacientes infectados pelo novo Coronavírus, bem como evitar que pessoas saudáveis frequentem unidades de saúde e possam vir a se contaminar, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) orienta que consultas, exames ou cirurgias que não se enquadrem em casos de urgência e emergência sejam adiadas.

A ANS destaca a importância do isolamento social e da adoção de formas de comunicação à distância para que o processo de contaminação desacelere. Dessa forma, a ANS orienta que o beneficiário evite circular pelas ruas e se dirigir a unidades de saúde se não houver necessidade, dando preferência às orientações médicas ou fazer contato com sua operadora por telefone ou usando outras tecnologias que possibilitem a troca de informações para diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças.

A ANS ressalta ainda que o exame para detecção do novo coronavírus foi incluído na cobertura obrigatória dos planos de saúde na última sexta-feira (13) e que os beneficiários devem se comunicar com suas operadoras para saber em que casos e como fazer o teste ou onde buscar atendimento se estiverem com a doença.

Para saber mais sobre esse tema, consulte o Guia Metodológico para Programas e Serviços em Telessaúde em ans.gov.br/images/MS-telessaude-manual_2019.pdf.

Fonte: Agência Nacional de Saúde

Compartilhe:

2 Comentários

  • Boa noite

    Quais são as orientacões para o consultorio medico?
    Tenho pacientes pré natal e ginecologicas (pós cirurgicas, consultas de urgencias como sangramento, dor…)
    Obrigada

    Resposta
    • Prezada Rafaela:

      Não há uma definição específica para cada caso. Conforme a orientação da ANS e do Ministério da Saúde, consultas e cirurgias eletivas devem ser remarcadas. As demais, recomenda-se avaliar caso a caso.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Olá! Podemos ajudar?
Olá! Podemos ajudar?