Galeria de fotos da Cerimônia de Posse da Nova Diretoria (Triênio 2020/2022)

Compartilhe:

A Sogirgs realizou, na última segunda-feira (02/12), às 18h30min, no Auditório da AMRIGS, a Cerimônia de Posse da Nova Diretoria (Triênio 2020/2022). Foram eleitos os seguintes membros: Dra. Ana Selma Bertelli Picoloto (Presidente), Dra. Mirela Foresti Jimenez (Diretoria Administrativa), Dra. Daiane Mendonça Gottlieb (Diretoria Financeira), Dra. Ivete Cristina Teixeira Canti (Diretoria de Normas), Dra. Maria Lucia da Rocha Oppermann (Diretoria Científica), Dra. Fernanda Niederauer Uratani (Diretoria de Atividades Regionais), Dra. Alíssia Cardoso dos Santos (Diretoria do Exercício Profissional), Dr. Lucas Schreiner (Diretoria de Divulgação) e Dr. Breno Jose Acauan Filho (Diretoria de Assuntos Extraordinários).

O ex-presidente da Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Rio Grande do Sul (Sogirgs), Dr. Breno Acauan, destacou em seu discurso as realizações e conquistas durante a sua gestão. “Buscamos nesse período proporcionar maior contato com os profissionais do interior por meio das videoconferências e aproximação com os residentes, oportunizando atividades científicas”, afirmou.

No discurso de posse, a nova presidente eleita da Sogirgs, Dra Ana Selma Bertelli Picoloto, falou sobre a representatividade da Entidade e os desafios que terá à frente da nova gestão. Ressaltou também que desde 2011 vem desenvolvendo atividades junto à Sogirgs e acompanhando a atuação dos colegas que trabalham de forma voluntária em prol da especialidade. A médica ressaltou também que nesse período aprendeu muito com todos e hoje sente-se capacitada e disposta a assumir o cargo.

De acordo com a presidente, a assistência médica em ginecologia e obstetrícia, enfrenta grandes desafios. “Vivemos num país de grandes dimensões, onde fatores sociais e culturais se fazem presentes de maneira distinta em cada parte. O desvio e a má gestão de recursos financeiros públicos, a idealização de programas assistenciais inadequados com resultante sucateamento da assistência à saúde, além da má remuneração dos médicos dificultam e muito a boa assistência”. Para Dra. Ana Selma, a mortalidade materna, a gestação na adolescência, o crescimento de infecções sexualmente transmissíveis e a violência contra a mulher são temas que precisam ser abordados e contemplados com políticas públicas eficazes e imediatas. “A mudança que vem ocorrendo no modelo da assistência obstétrica também é uma realidade que nos força a rever conceitos e atitudes. Como porta-vozes das mulheres, nós ginecologistas e obstetras também defendemos os seus direitos e as sua dignidade”, complementa.

Ela destaca que como entidade representativa, a Sogirgs é “contra qualquer tipo de violência seja ela contra paciente ou contra o profissional. Combatemos qualquer tipo de assistência que exclua o médico da equipe multiprofissional, bem como a medicina exercida em forma de comércio, maléfica e inescrupulosa que não contribui para o bem-estar dos pacientes, mas sim para a difamação da classe médica. Queremos que o trabalho médico seja reconhecido pela sua grandeza e que nunca tenha motivos para ser alvo de injustas acusações pela sociedade, pela mídia ou pelas instituições. Teremos muitos desafios nos próximos anos, como facilitar e ajudar a participação dos sócios do interior do estado e dos médicos residentes nas atividades da Sogirgs, reiterando a importância de todos dentro da associação.”

Conferência sobre Pré-eclâmpsia

Após a solenidade de posse da nova diretoria da Sogirgs, ocorreu a conferência intitulada ‘Pré-eclâmpsia de início precoce e tardio: manejos distintos?’. A palestra foi ministrada pelo Dr. Ricardo Cavalli, Professor Titular do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (SP) e Presidente da Comissão Nacional Especializada em Hipertensão na Gestação da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). 

Antes do encerramento do evento foi oferecido um coquetel para os sócios e convidados presentes.

Confira a galeria de fotos da Posse da nova Diretoria da Sogirgs:

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Olá! Podemos ajudar?
Olá! Podemos ajudar?