Saúde da Mulher – Janeiro Verde: Prevenção ao Câncer de Colo de Útero

Compartilhe:

Quanto mais cedo for diagnosticado o câncer do colo do útero (câncer cervical), maiores são as chances de cura. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), esse tipo de câncer é o terceiro mais frequente entre as brasileiras e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil (atrás apenas do câncer de mama e do colorretal).

Como forma de prevenção é indicado que todas as mulheres realizem periodicamente o exame preventivo (Papanicolau).

O câncer do colo do útero é causado pela infecção persistente do Papilomavírus Humano (HPV), principalmente seus subtipos chamados de oncogênicos, sendo que o 16 e 18 estão presentes em 70% dos casos da doença, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer. Além disso, outros fatores de risco associados são: início precoce da atividade sexual, múltiplos parceiros sexuais, histórico de verrugas genitais, tabagismo e pacientes com doenças imunossupressoras.

Atualmente existe a vacina contra o HPV. Ela é indicada para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. A vacinação é medida preventiva, não sendo eficaz contra infecções ou lesões por HPV já existentes.

A vacinação, o uso de preservativos durante todas as relações sexuais e a realização periódica do exame preventivo são as medidas indicadas para prevenção do câncer do colo do útero.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Iniciar conversa
Olá! Podemos ajudar?
Olá! Podemos ajudar?