Sogirgs apoia o Simers na campanha “Salve os Centros Obstétricos”

Compartilhe:

A presidente da Sogirgs, Dra. Ana Selma Picoloto, esteve reunida em setembro, com o vice-presidente do Simers, Dr. Marcelo Matias, para o lançamento da campanha: “Salve os Centros Obstétricos”. O encontro aconteceu na sede do Sindicato e contou com a participação do obstetra e deputado estadual Dr. Tiago Duarte.

De acordo com o vice-presidente Marcelo Matias, o apoio da Sogirgs é fundamental à realização da campanha. “Infelizmente, vemos um fechamento sequencial que leva à desassistência e coloca em perigo a vida das parturientes, que precisam se deslocar para os centros de referência em meio ao trabalho de parto, sem falar no risco aos bebês”, destacou.

A Campanha “Salve os Centros Obstétricos” foi divulgada durante o XX Congresso Sul-Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia, que ocorreu em Gramado, de 15 e 17 de setembro. “Esse é um tema que muito nos preocupa, pois é uma verdadeira violência a paciente ser obrigada a peregrinar para ter o seu direito à assistência garantido”, concluiu a presidente da Sogirgs, Ana Selma Picoloto.

Durante a agenda, os dirigentes do Simers mostraram os dados sobre o fechamento das unidades. Números do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) apontam para o fechamento de 35 unidades gaúchas de dezembro de 2018 a julho de 2022. Além disso, no mesmo período, 35% dos leitos na área deixaram de existir.

 

Fonte: Simers
Foto: Divulgação Simers

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Olá! Podemos ajudar?
Olá! Podemos ajudar?